Movimento popular prepara Seminário da Cidade

A Constituição Federal de 1988 proclamou o princípio da participação e controle social como pontos fundamentais na construção de políticas públicas. Infelizmente, desde o nível federal, passando pelos governos estaduais e municipais, existe um descaso com esse instrumento fundamental de vivência da democracia real e substantiva.
O movimento popular Se a cidade fosse nossa: itapira, com atividades iniciadas em 2016, tem como principal objetivo a promoção dos assuntos de interesse público de Itapira, qualificando o debate político na cidade. De caráter apartidário, todos são convidados a sentar como iguais para ouvir e falar sobre os problemas e possíveis soluções de conflitos que o poder local poderia tomar.
Tais ações promovem a prática da democracia, sendo uma importante instância apartidária para a melhoria da qualidade de vida de todos os itapirenses. De forma indireta essas ações coletivas, por conta de levantar dados e apurar fatos, acaba por se tornar também uma iniciativa para fiscalização social das ações do poder público. Em 2017 um levantamento sobre a Saúde apresentou um levantamento elaborado sobre o panorama municipal do setor. Os dados foram utilizados para solicitar, junto da Secretaria Municipal de Itapira, melhorias e apontar pontos mais carecem de atenção da municipalidade.
Neste sentido, estamos organizando e convidando os setores preocupados com Mobilidade urbana e meio ambiente (dia 15/07 – Segunda), desenvolvimento social, trabalho e juventude (17/07 – Quarta) e saúde e educação (18/07 – Quinta) para realizar um diagnóstico e apontar caminhos de soluções, tendo em vista uma cidade mais saudável. Informamos que o formato do evento procura dar voz e vez aos participantes, depois de ouvir sugestões e apontamentos de especialistas em cada dia, de no máximo 15 minutos. Venha colaborar com esta iniciativa e contribuir para com a construção de uma Itapira cada vez mais nossa!
Não é necessária inscrição, a entrada é franca e aberta a todos. Ocorrerá nas dependências da Câmara Municipal de Itapira, a casa do povo, nos dias 15, 17 e 18 de julho, com início às 19h e 30min.

Itapira nossa – 1-7-19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s