Precisamos conversar sobre História e Serviços Públicos

“(…) as habitações do povoado eram humílimas. As “melhores” eram construídas de madeiras e as inferiores de bambu. O forasteiro [Comendador João Batista de Araújo Cintra] recém chegado [1840] tinha “ideias bastantes avançadas para a época”, e assim sendo, para o pasmo geral, mandou construir um prédio (uma casa comum para os dias atuais) inteiramente de taipas, destinado à sua residência, deixando o povo boquiaberto com tamanha novidade e loucura… O “prédio” mandado construir pelo comendador é o que se encontrava ao lado do Club XV de Novembro, tendo servido como Prefeitura e Câmara Municipal até pouco antes de ser demolido, isso por volta de 1940.”

Jacomo Mandatto, 1959

Escritor, se fez jornalista para ganhar a vida e poeta para registrar a escolha pela esperança e pela alegria, Jácomo Mandatto nasceu em 1933 e morreu em 2009. Apesar de conterrâneos e contemporâneos de 1988 a 2009, nunca nos conhecemos. É inegável que o orgulhoso descendente de italianos promoveu uma grande divulgação da História de Itapira. Cabe aos Historiadores investigar cada indício resistente ao tempo, e Mandato nos deixou um bastião de indícios bem organizados. Todo o acervo está sob tutela do Circolo Italo-Brasiliano, os quais tive amplo acesso entre os anos de 2012 a 2016.
Obviamente que não somente ele, mas outros memorialistas como João Caldeira, Sérgio Freitas, e contemporâneos Marcio Carlos, Arlindo Bellini, Humberto But, Eric Apolinário, entre outros que se dedicam a curiosa História de Itapira. Também devemos lembrar os meios que sempre se abriram e publicaram nossos estudos como o Jornal Tribuna de Itapira.
Há menos de 50 anos toda a nossa História era limitada ao conhecimento de poucos indivíduos. A democratização dos saberes é a maior revolução que a humanidade poderia desejar. Bem ou Mal essa revolução está em curso e a todo vapor. É preciso entender melhor as escolhas que estamos tomando frente ao futuro que está se desenhando no horizonte de nossa sociedade. para que possamos tirar o melhor proveito possível para melhoramos a vida em Itapira.
No ofício de Historiador estou me colocando à disposição da comunidade para conversar sobre todas estas questões e outras mais diretas ao nosso dia-a-dia de Itapira. A partir desta semana algumas casas estarão recebendo uma carta convite à conversa, com uma texto e ilustração especialmente criados por mim para este momento. Depositadas somente nas caixas de correios.
A intenção é reunir pessoas para que juntos possamos dialogar sobre aspectos da nossa sociedade, relembrando o passado na busca por soluções para o futuro de Itapira. Tais encontros podem ser mais reservados, no entanto devem ocorrer preferencialmente em grupos, para a conversa ter mais vozes e caminhos sobre questões ligadas aos Serviços Públicos. Embora tenha minhas ideias não se trata de apresentar verdades ou soluções perpétuas, afinal cada momento pede uma postura assim como cada trabalho exige uma ferramenta. É preciso entender os princípios e este é um momento mais adequado.

Os encontros estão previstos para se realizar:

de Janeiro a Abril de 2020

em dias úteis, das 18 às 22h

e demais dias a consultar

Se o leitor também desejar esse encontro, estou igualmente a disposição. Entre em contato com a proposta de data e hora. Salientando a importância da correta destinação de resíduos sólidos. Aconselha-se buscar orientações juntos dos profissionais da ASCORSI.
Itapira merece ser mais justa, respeitosa e participativa. Promovendo oportunidades e uma melhor qualidade de vida para todos nós.

JM 12-12-19 – T.I. 15-12-19

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s