Desenho

Desenhar é secundário.
Primeiro temos que conhecer o tema a ser representado. A origem do tema pode ser livre e original, política, encomendada e até mesmo, e mais rotineiramente cópia, cópia e mais cópias.
Todos desejam ser e fazer original. Precisamos da cópia, pois os dias também são cópias, as pessoas são cópias. Um desenho é sempre uma cópia, mesmo que por vezes faça o papel de impressora da imaginação humana.
Mas cada cópia, é um original. Às vezes a diferença é o erro. Um quadrado não muito quadrado, aquele risco que o artística não sabe como apareceu mesmo depois de finalizado. O olhar…. Não dá pra pegar aquela boca e aquele fundo, com esse tom de Azul? Copiemos mais uma vez, na busca pela utópica perfeição.
Assim o Artista se eleva para a posição de Criador. Se Deus pode tentar uns dilúvios, o Artista tem direito de descartar tudo no primeiro traço. Das mesma forma ambos criadores tem a plateia mais exigente, crítica e insensível. Afinal ninguém jamais entende um sentimento a ser transmitido durante o trabalho de criação, melhor que o próprio inventor. Por isso original, mesmo que cópia. Assim somos nós, Artistas, Humanos e Divinos; mesmo os alguns de nós tenham parado de desenhar assim que perdida a infantil inocência.
Mas a vida não está ganha, o tempo urge… é mais simples desconsiderar que letras também são desenhos, Desenho é trabalho? O “porquês” não se usa, não há tempo… Trabalhe… Copie… Não pense… Não olhe… Não palpite… Apenas trabalhe!!! Nada impede o olhar e o pensar, assim como a nada impede hipóteses de um sorriso. Uma cor, uma forma, um sorriso, ou mesmo uma lágrima, não atrapalha a vida de ninguém. A arte pode vingar a vida, aprendi isso com a trupe teatral itapirense, Talagada.
Penso na Política como uma Arte, antiga e necessária à sobrevivência e evolução da espécie. É tudo o que importa, se manter vivo e manter viva nossa espécie. Melhorias não são uma opção. Já é sabido que tivemos mais mudanças [para melhor viver] genéticas e morfológicas nos últimos 3000 anos que nos milhões anteriores. Estamos mais altos, mais fortes, nossa longevidade está aumentando e estamos ficando velhos por mais tempo. Tudo está cada vez mais automático e os saberes mais profundos e amplos. A Arte registra o que nenhum livro registra, mais do que pelo boca-a-boca, de ouvido-em-ouvido. Os livros são fundamentais para a reciclagem dos conceitos que envolvem uma vida humana. Graças e Louvores se deem a todo momento, aos digníssimos e santíssimos Monges Copistas! Amém… Afinal a Arte de tais monges possibilitaram a manutenção de incontáveis saberes antigos, menos com a Europa queimando livros e pessoas na grande noite da História da Humanidade mais recente.
Já viram o trabalho de um Monge Copista? Antes do .PDF, havia a impressora. Antes ainda haviam as imprensas e as editoras, que utilizavam prensas para carimbar os códigos, desenhados e depois estúpidos ou fundidos, no papel. O produto final dobrado, chamamos jornal, e o encadernado chamamos de livro. Antes disso, cada folha havia de ser desenhada a mão, letra por letra. Mais a ilustração. Eu, João Marquezini, sou um Amanuense também, uma continuação dos monges copistas, cujo sacerdócio é copiar, reproduzir, analisar, arquivar e por vezes eliminar. Para o ganha pão desenho só letras, para formar palavras e entendimentos sobre a necessidade das boas práticas sanitárias e epidemiológicas no Estado de São Paulo. Elimino com o mesmo trabalho, sabedoria e dedicação. Por ser humano copio o que vejo ou que imagino, tentando transmitir o que sinto com risco que não se encaixem em códigos preestabelecidos.
É essencial ao Humano usar métodos de comunicação onde o risco isolado não representa quase nada, é preciso de uma coletividade de formas, cores, traços, sombras, brilhos, texturas e volumes. Assim se forma um Humano e uma sociedade em que o sangue dos mártires seja somente uma cor de bandeira, nada mais e nada além disso.
Desenhar é primordial.

JM 29-2-20 – T.I. 23-2-20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s