
Informação local extra oficial, considerando as ações de contenção do Covid-19 pelo Governo de São Paulo
Considerando as medidas adotadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto Estadual 64.864, de 17 de Março de 2020 https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2020/decreto-64864-16.03.2020.html, e considerando que o controle de trânsito dos animais é um Serviço Essencial, informo que o endereço eletrônico de contato oficial com a Unidade de Defesa Agropecuária de Itapira é: marquezini@cda.sp.gov.br …

Y-ita-pirá 1.9
É preciso entender que nenhum vivente pode afirmar, empiricamente, sobre as corretas pronúncias e/ou traduções de palavras e conceitos que vagam pela História da Humanidade. Já é bastante complexo trabalhar com línguas vivas: basta assistir um filme estrangeiro legendado e depois dublado para notar como o uso das palavras podem mudar para contar uma mesma …
Continue Lendo “Y-ita-pirá 1.9”

Y-ita-pirá
De fato somos filhos do inusitado. Conhecida no Mundo pelo pelo maior complexo de saúde mental da América Latina e também pelo refino de psicoativo, Itapira, tenta ser lembrada como: A Linda; pela sua real-oficial formosura geográfica.Nunca espere algo de um itapirense, anãoser reclamação de suas próprias origens. Nada é mais brasileiro do que o …

Aos Deuses Democráticos
Primeiro precisamos entender que nós, seres humanos, dotados das mesmas capacidades cognitivas e força física, caminhamos pela Terra há mais de 30.000 anos. De acordo com evidências históricas, as que resistiram e que foram estudadas, a descrença nos Deuses tem alguma ligação com Egito, quando Moisés decidiu que os hebreus de Canaã deveriam voltar ao …
Continue Lendo “Aos Deuses Democráticos”

Vivência pública
Havido leitor, precisamos conversar sério;Cresci escutando causos e contos, a forma do caipira de ensinar sobre o que verdadeiramente importa. Minha eterna Gratidão aos meus avôs: Elydia Cima e Elbe Marquezini. Meu avô se banqueteia com os Deuses, minha avó conversa comigo sobre a vida. Em casa mãe e pai liam um conto por noite …
Continue Lendo “Vivência pública”

Arandu porã III
Esse é o terceiro ensaio sobre aspectos do que eu chamo de Cosmologia Tupi, uma teorização generalista da fé nativa brasileira a partir do limitado conhecimento que temos sobre os povos, tendo como principal base a cultura Guarani Mba’e.No primeiro ensaio o foco foi apontar a ligação da fé com o sistema produtivo, revelando a …
Continue Lendo “Arandu porã III”

Arandu porã II
No ensaio anterior apresentei algumas bases que suportam a afirmação de que a devoção Tupi consiste em um compêndio de saberes, transmitidos por gerações pela oralidade (no caso Guarani há pelo menos 6000 anos), essenciais a vida de qualquer um que necessite de uma relação mais direta com a produção de alimentos. Neste movimento o …
Continue Lendo “Arandu porã II”

Arandu porã
É conhecido que ainda resistem ao menos 10 povos nativos no Brasil, totalizando mais de 181.400 indígenas. Estima-se que quando os europeus por aqui chegaram eram mais de 15 milhões de indivíduos, espalhados pelas florestas Amazônica e Atlântica (incluindo as partes que se encontram atualmente sob domínio de outros países). E sabemos que habitam este …

Divindade eletrônica musical
Para muitos povos a música não tem significado verbal, mas sim emocional. Em antigas culturas paleoameríndias, que também possuíam uma relação diplomática continental, as mais velhas expressavam os sentimentos e aflições coletivas das mães. A sábia, a mãe pela qual toda as mulheres buscavam em momentos de aflição e angústia íntima, inicia no raiar do …
Continue Lendo “Divindade eletrônica musical”
Carregando…
Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.
Navegue pelas categorias:
“Navegar é preciso, viver não é preciso”
Sabedoria popular dos mares